segunda-feira, 10 de junho de 2013
O Mundo é Virtual desde a Idade da Pedra.
Eu não concebia o conceito de virtualidade separado da internet, da tecnologia. Aprendi hoje que o virtual tem a ver com nossa realidade mais do que podíamos imaginar. Como no exemplo sobre as possibilidades quanto a nossa formação de pedagogos: podemos ser professores, coordenadores pedagógicos, gestores, consultores ou simplesmente podemos desistir deste curso e fazer outro. Esse é o grande barato do virtual. Fazemos escolhas, tomamos decisões e, depois disso, passamos para o processo de atualização. O atual, o real e o virtual andam lado a lado. O virtual nos remete ao futuro, para algo que pode ser experimentado, pelo menos sua concretização, pois, no campo do pensamento ele já é presente, só precisando apenas fazer parte da prática, confirmada no processo de atualização que é o momento presente, o real.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Interessante a sua percepção Marcio.Confesso também que tinha uma abstração equivocada em relação a essa virtualidade.Em tempo algum passou pela minha cabeça, que somos seres virtuais desde o nascer.Vejo que temos muito o que assimilar...Abraços
ResponderExcluirOI Marcio, percebo que aos poucos tem investido e compreendido qual a função do blog.
ResponderExcluirO caminho é esse... Uma linguagem solta, sem ser ingessada à linguagem acadêmica, com sua percepção e entendimentos... Em alguns momentos acho que pode trazer também articulado com as suas leituras.. Veja que você aponta para o entendimento com base no que foi discutido em sala, mas não aparece as suas leituras... São elas que irão lhe dar subsidios para ir mais a fundo na reflexão!
É muito importante que entenda que não é para trazer o resumo do que stá lendo, mas tarzer de forma articulada co que está lendo! Tomara que esteja me fazendo entender...
Parabéns pela dedicação e empenho com a disciplina!
abraços
Sule Sampaio
Olá Marcio,
ResponderExcluiré por aí, continue investindo no blog, aprofundeo as reflexões, articulando as leituras, as discussões e as vivências. Agora, cuide para não colocar todos os links para a wikipedia - precisa diversificar as fontes. Vamos lá!