segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Formação de Professores no Contexto das TIC

A formação de professores é motivo de preocupação no contexto das tic, pois é grande o número de docentes, averso a essas novas formas de comunicação e informação. A resistência é grande e esbarra num fator, impossível nos dias de hoje de se sustentar, porém revelador de uma realidade comum na prática docente. Trata-se da resistência as mudanças, do conservadorismo que impede uma relação dinâmica entre professores e alunos e na relação ensino-aprendizagem. A sociedade está mudando muito e, acompanhar essa transformação não é uma orientação ou mais um aprendizado, também não é uma conclusão a se chegar, por ocasião apenas da realidade, mas é uma obrigação imputada pela tecnologia, pois ela está construindo uma relação nova no país e no mundo. Anísio Teixeira inclusive, aborda essa inquietação no texto "Mestres de Amanhã", fazendo referência a educação desatualizada que os futuros professores tem recebido hoje da seguinte forma: "ainda não fizemos em educação o que deveria ser feito para preparar o homem para época que ele criou e para a qual foi arrastado".
Enquanto as escolas do século XXI, começam a receber equipamentos, onde se pode utilizar o software livre, e com isso, dar ao estudante a oportunidade de otimizar o acesso ao conhecimento e a liberdade para construir, criar, vemos professores despreparados, pior, desinteressados em lidar com essas tecnologias. Trazendo um breve entendimento sobre isso, a professora Ana Cristina, Coordenadora do GT Educação compreende a importância do uso do software livre e da formação dos professores da seguinte forma: " A tecnologia está aí, é livre, mas precisa de pessoas capacitadas para saber usá-la".  Ainda sobre essa questão, Kruger trás a seguinte reflexão: "O governo espera que o simples fato de ter os equipamentos nas escolas fará com que eles sejam utilizados, mas falta a formação de professores, um projeto pedagógico que inclua o uso dos ambientes, o suporte técnico e mesmo a participação da comunidade para tornar este processo efetivo". Percebemos então,a importância de usar o software livre como instrumento auxiliador das práticas pedagógicas.
Podemos concluir o quanto é importante, a necessidade de uma mudança de paradigma na formação docente hoje, precisamos internalizar uma nova postura frente aos anseios da sociedade e, como a educação faz parte dela, é fundamental essa transformação da cultura educacional, a fim de responder as novas demandas sociais.


                                           




Um comentário:

  1. Oi Marcio, apenas para contribuir.
    DE fato não podemos negar que muitos professores não conhecem a discussão sobre a necessiade de articular as tecnologias digitais a sua prática pedagógica. Embora dialoguem com jovens que estão a todo tempo imerso nas tecnologias, a escola continua com outro discurso.

    Mas não considero que isso seja "resistência" do professor! Para mim é falta de conhecimento, falta de vivência da cultura digital. E mais importante, falta de formação! Muitos professores até usam as redes sociais para suas questões pessoais, mas quando convidamos para levar para sala de aula, ele trava! Não consegue fazer, porque existe uma ideia que para escola precisa ser pedagógico, precisa estar articulado ao conteúdo, e precisa de "métodos e metodologias" prontas para usar como "receita".

    Veja que vc indica alguns textos que podem estar com os links para seu leitor visitá-los. E por fim, quero destacar que o uso do software livre na educação é muito mais do que um "instrumento auxiliador das práticas pedagógicas". Vamos pensar qual a importância dele para a formação do professor e para a educação?

    abraços
    Sule Sampaio

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