É possível perceber no uso dessa ferramenta, a oportunidade da construção do conhecimento pelo aluno, com o auxílio do professor claro, demonstrando o papel de um software livre que, mantendo seu código fonte aberto, promove a autonomia e a autoria dos seus usuários.
Ao longo do século XX, a educação no Brasil tem sido pensada, a partir de uma visão onde o aluno não seja apensa um mero ouvinte a quem se "transmite" o conhecimento. Essa educação escraviza e não contribui para uma formação cidadã. Paulo Freire (1987) em seu livro Pedagogia do Oprimido, crítica uma educação voltada apenas para se depositar conhecimento e que de nada fomenta a construção de um indivíduo crítico.
Diante dessa mudança de pensamento, as tic, tornam-se esse aliado na tentativa de aproximar as pessoas da informação e do conhecimento. Nesse sentido, o caráter emancipador do moodle é inegável, pois ele não facilita apenas, como já falado, o processo ensino - aprendizagem, mas garante além da formação, a possibilidade da construção das inteligências coletivas, provando o quanto o uso dos ambientes virtuais, fomentam a construção da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário